terça-feira, 8 de julho de 2008

Canyon Am 6 - Análise

Em resposta a um pedido de opinião colocado no post da Canyon, coloco aqui a a resposta para uma melhor visualização:
A Canyon Am6 é mais polivalente, ou seja, adapta-se bem a subidas e desce igualmente bem.
Assim, para subir pode trancar a suspensão traseira e baixar o curso da suspensão dianteira para 100 mm, baixando o peso sobre o guiador.

Em relação ao peso global, não deve andar muito longe do anunciado (13,5 kg), sendo certo que com uns pneus mais finos (ela traz 2.4) poderá baixar significativamente – quem opta por uma bike destas não deve estar muito preocupado com 1 kilo a mais ou a menos (pelo menos não estive).

Em relação à HT, julgo que esta sobe melhor em terreno duro, porque o fox rp23 vai compensando as sucessivas pancadas (com pro-pedal) que ela leva na roda traseira, ou seja, ao invés de estar sempre e a levantar do selim (mesmo a subir) pode ir sempre sentado, a pedalar, o que favorece também em subida, como disse – uma forma de maximização de pedalada (por exemplo, se passar da ST para a HT e for com ela para uma subida dura, ou seja, com pedras, até parece que não consigo subir, tal a quantidade de pancadas que leva o que corta bastante o ritmo).

A descer as razões são mais do que óbvias.

A possível desvantagem do peso (a mais) compensa pelo óptimo rolar dos cubos e do eixo pedaleiro o que torna a bike extremamente fluída

A única desvantagem em relação à HT é em estrada, mas aí, contam-se os km´s que faço.

Se a opção é uma all mountain, com 140 de curso julgo que ficará bem servido! Se for só para estrada, estradões, ou sprints não é a indicada, mas isso, saberá, com certeza!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Grider, obg pelo esclarecimento, mais um para juntar e ajudar a decisão.
A subida ao Monge não custou a fazer?

Grider disse...

Custa sempre um pouco, mas se fosse fácil ninguém lá ia :)

Agora a sério, não é mais dificil com a AM6, para além de que o conforto é outro!

Boas compras!