terça-feira, 17 de junho de 2008

24 horas Lisboa 2008

Iniciante em provas de btt e a sair de umas férias forçadas e outras nem tanto, nada melhor do que participar num evento de 24 horas!

Em primeiro lugar uma palavra de Parabéns aos restante elementos do Btt Lisboa, acho que nos safámos bem! Para o ano com um pouco de treino nem sei como será!!!

E coube-me abrir as voltas numa das equipas! E que calor passei, esta foi a pior fase das 24 Horas!!! Esse calor acabou por marcar fisicamente o resto da corrida! Foi um desgaste muito grande, pelo calor e pelo ritmo mais elevado em que foi feito (um pouco empurrado pelo comboio que seguia atrás!), nunca mais recuperado nas voltas e horas seguintes! Aprende-se a lição… Abrir a corrida num ritmo elevado, ainda meio a “frio” e com um calor infernal deixa marcas!

Apesar do calor sofrido, a tensão numa partida é brutal, ainda para mais sabendo que temos outras pessoas dependentes das nossas voltas, do nosso tempo. É no fundo trazer um espírito de equipa para o Btt, num desporto que, fruto da sua natural individualidade, raras vezes acontece.

A outra entrada ocorreu pelas 19 horas, num momento em que a organização já exigia as luzes montadas, mas ainda não era necessária a sua utilização efectiva – acabei por levar mais peso sem qualquer interesse, visto ter terminado pouco antes das 21 horas (ainda com luz natural).

Depois seguiu-se o jantar, pelo qual tive de aguardar a vez, em pé, numa fila interminável, as pernas pareciam duas estacas secas… confesso que pensei seriamente nem jantar e ir logo descansar… mas sabendo que iria entrar mais tarde lá tive de comer qualquer coisa, senão quebrava.

A última entrada(apesar de inicialmente contar ainda andar pela manhã) ocorreu à 1 hora da manhã, 2 horas antes do previsto (estava contar entrar pelas 3 ou 4 da manhã), em virtude de um colega de equipa não ter material de iluminação suficiente para uma prova destas, cedendo o seu lugar. Assim, o esforço ainda foi maior já que contava, a seguir ao jantar, dormir um pouco para atacar a madrugada com alguma energia, o que não se verificou...

Esta entrada prematura, juntamente com a o facto de ter feito as voltas iniciais da prova (pelas 12 horas do dia anterior) desgastaram muito, pelo que acabei esta volta nocturna já meio a cambalear, tal a ausência de descanso e força!

Não obstante, gostei muito de entrar à noite, apesar de quase nem conseguir andar pelo pé, lá me fiz às voltas! Numa altura em que, pareceu ver-se menos pessoas a pedalar. Foi uma hora em tive o privilégio de usufruir das “vistas” que se ia tendo da cidade de Lisboa.

Aquela da Ponte 25 de Abril (junto aos canis – coitados dos cães, para eles também foram 24 horas) estava linda! Essas voltas nocturnas foram as que mais me custaram, mas, paradoxalmente, foram as que mais gostei!

Pessoalmente gostei da experiência, o ambiente na corrida e no “circo” montado foi muito bom, respirava-se mesmo btt. No “nosso quartel”, foi ainda melhor, ao ponto de por vezes nem apetecer sair para as voltas!!! Se no parque se pedalou 24 horas, no “base camp”, o grelhador esteve 24 horas em brasa! E as minis a sair “nonstop”! Se os ag. da PSP nos mandassem parar nos cruzamentos já ninguém pedalava!!!

Classificações Gerais Finais:
130 Equipas de 4 elementos
Em 98º lugar BTT Lisboa 2
(22 voltas)
André Branco 6 voltas
Gonçalo Ferreira 6 voltas
Rui Duarte 6 voltas
João Fernandes 4 voltas
As restantes equipas do BttLisboa ficaram em 53.º e 82.º lugar


A bike já pronta para a volta inicial!


A lista de entradas das 3 equipas com horário previsível


A partida: Eu e o Balsinha já a festejar!!!


On the track...


Bike já com luzes montadas, pronta para atacar a noite!


É só doping... O segredo do nosso sucesso!!!


E este também... sempre a sairem 24 horas!
Ainda nem tinha tirado o capacete já tinha uma na mão!!!
O Rebelo mostrou-se um autêntico mestre na arte do abanico mantendo a brasas "onfire"


O Jota, «campeão» com e sem bike, sempre voluntarioso, aqui a mostrar como se resolvem os problemas numa prova de 24 horas: Com uma pá a endireitar o pedaleiro!!!


O nosso "Paddock"


...


A ouvir: DJ Kicks: Henrik Schwarz

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva Gonçalo,

Grande aventura esta das 24H Monsanto.
Espero que tenhas realmente curtido a valer.
A tua presença foi sempre algo de positivo e que contribuiu para o bom ambiente do grupo.

Abraço e novas aventuras esperam pela malta do BTT Lisboa.

Anónimo disse...

Entrei em prova às 14 horas e também me ia passando com o calor, mas poupei-me e não abusei (acabei por fazer a melhor volta pelas 20 h). Essa minis todas tinham dado cabo de nós... Aquele abraço, António